terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A Jogadora de Xadrez - Bertina Henrichs



Eleni é uma camareira de hotel - na ilha grega de Naxos - esposa e mãe de dois filhos. Leva uma vida monótona e previsível, até que um dia ela encontra um tabuleiro de xadrez, com um jogo em andamento, no quarto de um casal de hóspedes que ela julga ser francês.
Mesmo sem nunca ter tocado em um - pois em Naxos nem os homens jogavam xadrez, preferiam preencher o tempo jogando Gamão - Eleni se apaixona repentinamente pelo jogo.
Inspirada naquele casal, ela decide dar de presente ao marido, Panis, um tabuleiro, e recorre à seu ex-professor, Kouros, que é o homem mais culto que Eleni já conhecera.
O tabuleiro não despertara o menor interesse em Panis, porém, tornou-se uma obsessão para Eleni. A partir disso, Eleni passa a se encontrar secretamente com o professor para aprender mais sobre o jogo, negligenciando os afazeres domésticos e afastando-se cada vez mais do convívio familiar.
Até que um dia surge a oportunidade de participar de um torneio profissional de xadrez em Atenas, e a camareira da pequena ilha de Naxos finalmente sente que está fazendo algo importante na vida. Mas realizar esse sonho não será fácil, e o maior obstáculo será a possibilidade de perder aquela vidinha monótona que Eleni levava e com a qual já se acostumara.

_ É um livro realmente emocionante. No qual uma mulher se enamora por um jogo e saí a procura de seu próprio eu, que é encontrado nos momentos em que ela se vê sentada em frente ao tabuleiro, aprendendo técnicas e tornando-se cada vez melhor em relação às regras do xadrez.
Segundo o jornal francês "Le Monde" - o qual eu não posso discordar!! - esse livro possui "o charme solitário de uma ilha grega"! 
E sem contar que jogar xadrez é um ótimo passatempo.! #nerdfeelings.

Nota:  8,0
Editora: Record.

2 comentários:

  1. Ei Evelyn,

    Muito interessante o livro, eu não conhecia. Agora o vestido "xadrez" na capa eu dispensava rsrs

    bjoo

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanda,
    O livro é mesmo bem interessante, o engraçado é que eu o peguei por acaso na livraria. Talvez, por eu ser apaixonada pelo jogo. :)

    Mas posso falar?
    Eu também dispensava fácil esse vestido.

    Beijoo.

    ResponderExcluir

Comente o que você achou.
Seus comentarios serão sempre respondidos.=D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...